sexta-feira, 4 de dezembro de 2009

Aquele outdoor de uma escola particular

São geralmente alunos brancos,
às vezes japoneses ou negros
para sugerir a não exclusão.

mas são sempre felizes e bonitos
com o sorriso sempre em riste,
por vezes em poses,
em outras andando,
em outras ainda em meio a livros,
uniformizados,
sempre muito limpos,
sem cáries
feridas
malícias
e como que encantados
os olhos em sentimento de slogan
o corpo livre, suave
como é o prazer dos submissos,
cães e suas posturas,
a boca amena no osso,
incapaz de triturá-lo,
só serve
de brinde,
recompensa
dos seus músculos behaviorizados,
dóceis, frígidos,
titericamente alegres.

E eu os observo,
em contraposição,
àquela entrada -
a balbúrdia das vozes
o trote pueril dos passos
o frenesi do indômito
e os dedos, os gritos
na tentativa de coibi-los
e suas vestes pedindo a lama
seus risos humilhativos
seus olhos de lanças
o alucinado latente de seus corpos
às vezes suas faces quedas
seus prantos sofridos
ou persuasivos
suas vontades de devorar tudo
suas sedes de domínio
de dominação, de subversão
sua anarquia
nos gestos, palavras, atitudes,
mas também seu enorme conformismo
ou suas ânsias de quimeras
suas perguntas
suas mãos às escuras no intuito do tato
no meio do impalpável sentido
seus hiatos e gramáticas
sobre o mundo do cálculo e das hipóteses
sobre a vida biológica e histórica
e seus enormes egoísmos
e medos
seus pelos saindo
suas partes brotando
tudo em si querendo formar-se
e o curioso pelo absoluto
e o imenso em vazio

Me pergunto,
como?
Mas como?

Como posso vê-los assim parados
presos
em um outdoor de ofertas
augúrio de uma existência dada, coesa, profícua,

como?

como, se eu ainda os percebo
confusos inertes ilúcidos
frutos ainda no ar
na espera de enxergar-se
quase que caídos,
estraçalhados,
ou pelo punho apanhados,
seguros,
enquanto os vejo ainda
flutuando
sem atinar
seu imponderável espaço,
sua desbalanceável ação?

Um comentário:

  1. você conseguiu traduzir o intraduzível e ir além do que há nos outdoors das escolas particulares. Adorei.

    ResponderExcluir